Unicamp oferecerá curso grátis sobre Harry Potter para terceira idade.
Com uma programação especialmente voltada para a melhor idade, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou um mágico projeto, chamado UniversIDADE. O mais incrível porém, é que uma das atividades deste projeto é uma oficina sobre o universo de Harry Potter criado pela autora J.K. Rowling.
E pasmem, o pedido por uma oficina com o universo de realismo fantástico de Harry Potter partiu dos próprios alunos.
Segundo o instrutor da oficina, Victor Henrique da Silva Menezes:
Metade dos 50 alunos já tinha lido e começou a pedir para que eu fizesse uma oficina só disso.
O curso conta com a carga horária de 51 horas, e tem como objetivo principal a leitura e o estudo crítico dos sete livros que compõem a série, além da discussão dos temas que possam emergir a partir da leitura dos livros, como os fatos históricos, referências a diversas mitologias, e temas como as questões culturais, raciais e de gênero que estão inseridas no enredo.
Para participar da oficina, de nome já definido, “Harry Potter: História, Cultura e Relações de Gênero no Mundo Mágico de J. K. Rowling”, basta se inscrever pelo site da universidade. As inscrições vão até dia 28 deste mês e as aulas começam no dia 15 de agosto. São 100 vagas e para participar tem que ter mais de 50 anos.
Não é surpresa que os oito filmes do bruxo e todos os livros do mesmo universo, mais os novos spinn-offs tenham conseguido criar uma legião de fãs, abrangendo todas as idades. Até os da melhor idade caíram nos encantos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
As inscrições podem ser efetuadas através deste link. Confira o conteúdo programático abaixo:
Conteúdo Programático:
A oficina “Harry Potter: história, cultura e relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling” tem como objetivo a leitura e o estudo crítico dos sete livros que compõem a série Harry Potter (1997-2007), de autoria de J.K. Rowling. Com tal intuito, ao longo das aulas serão discutidos alguns dos temas que podem emergir a partir da leitura dos livros, como: 1. A história contemporânea da Europa, e sobretudo do Reino Unido; 2. As referências às mitologias greco-romana, celta, escandinava, irlandesa, entre outras, presentes no enredo; 3. Questões culturais, de classe e étnico-raciais contemporâneas que permeiam as personagens da série; 4. As relações de gênero e as construções do masculino e do feminino que caracterizam a obra de Rowling. Discussões acerca das representações fílmicas do mundo criado pela autora britânica também serão inseridas no curso (os sete livros deram origem a oito filmes produzidos pela Warner Bros. entre os anos 2001 e 2011). Diante de tais objetivos, será feita uma aproximação do campo da História aos campos da Literatura e do Cinema. A série Harry Potter não será lida e entendida apenas como uma das expressões literárias do final do século XX e início do XXI, mas também como documento do tempo presente. Documento este em que podemos encontrar materializações de ideologias contemporâneas por meio das construções políticas, sociais e de gênero presentes nas linhas e entrelinhas das obras. Compreendê-las e analisá-las, para além do conhecimento do enredo da série, constituirá o exercício semanal da oficina. Livros que compõem a série: Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) Harry Potter e a Câmera Secreta (1998) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999) Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000) Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003) Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005) Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)
A oficina “Harry Potter: história, cultura e relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling” tem como objetivo a leitura e o estudo crítico dos sete livros que compõem a série Harry Potter (1997-2007), de autoria de J.K. Rowling. Com tal intuito, ao longo das aulas serão discutidos alguns dos temas que podem emergir a partir da leitura dos livros, como: 1. A história contemporânea da Europa, e sobretudo do Reino Unido; 2. As referências às mitologias greco-romana, celta, escandinava, irlandesa, entre outras, presentes no enredo; 3. Questões culturais, de classe e étnico-raciais contemporâneas que permeiam as personagens da série; 4. As relações de gênero e as construções do masculino e do feminino que caracterizam a obra de Rowling. Discussões acerca das representações fílmicas do mundo criado pela autora britânica também serão inseridas no curso (os sete livros deram origem a oito filmes produzidos pela Warner Bros. entre os anos 2001 e 2011). Diante de tais objetivos, será feita uma aproximação do campo da História aos campos da Literatura e do Cinema. A série Harry Potter não será lida e entendida apenas como uma das expressões literárias do final do século XX e início do XXI, mas também como documento do tempo presente. Documento este em que podemos encontrar materializações de ideologias contemporâneas por meio das construções políticas, sociais e de gênero presentes nas linhas e entrelinhas das obras. Compreendê-las e analisá-las, para além do conhecimento do enredo da série, constituirá o exercício semanal da oficina. Livros que compõem a série: Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) Harry Potter e a Câmera Secreta (1998) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999) Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000) Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003) Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005) Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007)
Nenhum comentário
Eu juro solenemente não fazer nada de bom.