Segundo pesquisa, crianças prefeririam ir à Hogwarts do que a um castelo real.
A organização English Heritage realizou uma pesquisa entre milhares de crianças de 6 a 16 anos para perguntar-lhes que castelo gostariam de visitar. 7 dos 10 castelos mais citados na pesquisa eram fictícios, e o mais popular de todos era a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Esta foi a lista das 10 respostas mais populares:
- Hogwarts em Harry Potter.
- Castelo da Cinderela.
- Palácio de gelo de Elsa em Frozen.
- Castelo da Fera em A Bela e a Fera.
- Castelo de Edimburgo (real).
- Doom castelo nos quadrinhos da Marvel.
- Palácio Real de Tão Tão Distante em Shrek.
- Castelo de Windsor em Berkshire (real).
- Castelo de Dover em Kent (real).
- Castelo da Bela Adormecida.
A pesquisa foi originalmente feita para promover o turismo para os castelos ingleses que a English Heritage mantém, então é um tanto contraditório ver que dois terços das recomendações da lista são castelos que não podem ser visitados na vida real.
Dito isto, para o caso específico de Hogwarts, há sempre a opção de visitar os locais onde as cenas dos filmes do Mundo Mágico foram gravadas. Alguns exemplos são o Castelo de Alnwick, usado para filmagens externas nos dois primeiros filmes da série e o Lacock Abbey, usado nos dois primeiros filmes de Harry Potter e em "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" para fotos em ambientes fechados.
Kate Mavor, diretora executiva da English Heritage, comentou os resultados da pesquisa:
Corremos o risco de criar uma geração 'iCastelos' de crianças que só viram um castelo em uma tela. [...] Para crianças hoje em dia, é cada vez mais provável que eles tenham a primeira visão [de um castelo] através da televisão ou de um filme, em vez da vida real.
A opinião de Mavor é apoiada pela pesquisa da English Heritage, que afirma que 37% das crianças não visitaram um castelo durante o ano passado e que 50% gostariam que seus pais as levassem para ver castelos com mais frequência.
Nenhum comentário
Eu juro solenemente não fazer nada de bom.